segunda-feira, 19 de março de 2018

Monte da Raposinha apresenta vinhos no Caçarola Dois

É já na próxima sexta feira, dia 23, que o Restaurante Caçarola Dois, na Figueira da Foz, vai proporcionar a todos os seus clientes a oportunidade de saborear os vinhos do norte alentejanos do Monte da Raposinha (Montargil) que será o mote para um convívio e jantar vínico com a presença do produtor (irmão do atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde). 
Esta é uma nova iniciativa promocional lançada pelo empresário Mário Esteves no início do ano que, mensalmente está a apresentar um produtor de vinho, associando a isso a gastronomia tradicional portuguesa da responsabilidade do seu ‘chef’ Vítor Gonçalves que, nos últimos dois eventos, tem brilhado com os seus cardápios marcados pela inovação e alta qualidade dos produtos apresentados, bem como servidos por uma equipa de grande profissionalismo. 
O próximo jantar vínico que promete um serão gastronómico agradável inicia-se às 20h00 com o ‘Welcome Drink’, e a partir das 21h00 o jantar com o seguinte menu: Entrada - Creme aveludado de alho francês e cogumelos acompanhados por Monte da Raposinha branco; Peixe - Supremo de bacalhau confitado em cama de batata com crocante de broa acompanhados por Athayde Reserva branco; Carne - Bife Wellington com risotto de espargos acompanhado por Monte da Raposinha Athayde Grande escolha tinto; Sobremesa - Dueto alentejano com creme de figo (encharcada de ovos e sericaia) acompanhada por Athayde Grande Escolha tinto. 
Quanto ao Monte da Raposinha é uma empresa de cariz familiar que se dedica à produção de vinho alentejano de alta qualidade. Através da produção de vinho tinto, vinho rosé e vinho branco, a família Ataíde pretende marcar a história de produção de vinhos alentejanos através de vinhos de precisão, com elegância e muito caráter. 
O Monte da Raposinha situa-se em Montargil, na zona norte do Alentejo, uma das regiões de Portugal mais conhecidas pela qualidade dos seus vinhos, estando a propriedade na família Ataíde desde finais do Séc. XIX. 
Em criança, Rosário Ataíde, atual proprietária, era carinhosamente tratada pelo seu pai de “Raposinha”, daí o nome da propriedade e de alguns dos vinhos, não só uma homenagem ao próprio pai mas também a toda a família. 
Situado junto à barragem de Montargil e ladeado pela ribeira do Sôr, a fertilidade dos terrenos do Monte da Raposinha descobriu em 2007, data da primeira vindima pela mão de Rosarinho e Nuno Ataíde, a realização de novos e desafiantes sonhos. 
Inicialmente com apenas dois hectares de vinha plantada, hoje já com 15, a produção do Monte da Raposinha divide-se entre vinhos tintos e vinhos brancos, estando a gestão entregue, desde 2013, a João Nuno, um dos três filhos do casal e que, desde cedo, mostrou especial gosto e sensibilidade pela área e sector, acompanhando sempre o pai nas lides vinícolas. 
A produção total é de 100.000 garrafas por ano, divididas em 5 gamas de vinho: os vinhos Monte da Raposinha tinto e branco, os Athayde Grande Escolha tinto e Reserva Branco, e o Furtiva Lagrima tinto um vinho que não nasce todos os anos, aparecendo apenas em anos de exceção e sempre em pequenas quantidades.

Sem comentários: