Este programa permite que empreendedores estrangeiros que queiram criar ou transferir para Portugal a sua start-up tenham acesso rápido a um visto de residência, através da página aqui indicada.
*Página complementar do Weblog Diário O PALHETAS NA FOZ - Figueira da Foz - Portugal*
domingo, 25 de março de 2018
Incubadora de Empresas da Figueira da Foz foi certificada pelo IAPMEI!
segunda-feira, 19 de março de 2018
Monte da Raposinha apresenta vinhos no Caçarola Dois
É já na próxima sexta feira, dia 23, que o Restaurante Caçarola Dois, na Figueira da Foz, vai proporcionar a todos os seus clientes a oportunidade de saborear os vinhos do norte alentejanos do Monte da Raposinha (Montargil) que será o mote para um convívio e jantar vínico com a presença do produtor (irmão do atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde).
Esta é uma nova iniciativa promocional lançada pelo empresário Mário Esteves no início do ano que, mensalmente está a apresentar um produtor de vinho, associando a isso a gastronomia tradicional portuguesa da responsabilidade do seu ‘chef’ Vítor Gonçalves que, nos últimos dois eventos, tem brilhado com os seus cardápios marcados pela inovação e alta qualidade dos produtos apresentados, bem como servidos por uma equipa de grande profissionalismo.
O próximo jantar vínico que promete um serão gastronómico agradável inicia-se às 20h00 com o ‘Welcome Drink’, e a partir das 21h00 o jantar com o seguinte menu: Entrada - Creme aveludado de alho francês e cogumelos acompanhados por Monte da Raposinha branco; Peixe - Supremo de bacalhau confitado em cama de batata com crocante de broa acompanhados por Athayde Reserva branco; Carne - Bife Wellington com risotto de espargos acompanhado por Monte da Raposinha Athayde Grande escolha tinto; Sobremesa - Dueto alentejano com creme de figo (encharcada de ovos e sericaia) acompanhada por Athayde Grande Escolha tinto.
Quanto ao Monte da Raposinha é uma empresa de cariz familiar que se dedica à produção de vinho alentejano de alta qualidade. Através da produção de vinho tinto, vinho rosé e vinho branco, a família Ataíde pretende marcar a história de produção de vinhos alentejanos através de vinhos de precisão, com elegância e muito caráter.
O Monte da Raposinha situa-se em Montargil, na zona norte do Alentejo, uma das regiões de Portugal mais conhecidas pela qualidade dos seus vinhos, estando a propriedade na família Ataíde desde finais do Séc. XIX.
Em criança, Rosário Ataíde, atual proprietária, era carinhosamente tratada pelo seu pai de “Raposinha”, daí o nome da propriedade e de alguns dos vinhos, não só uma homenagem ao próprio pai mas também a toda a família.
Situado junto à barragem de Montargil e ladeado pela ribeira do Sôr, a fertilidade dos terrenos do Monte da Raposinha descobriu em 2007, data da primeira vindima pela mão de Rosarinho e Nuno Ataíde, a realização de novos e desafiantes sonhos.
Inicialmente com apenas dois hectares de vinha plantada, hoje já com 15, a produção do Monte da Raposinha divide-se entre vinhos tintos e vinhos brancos, estando a gestão entregue, desde 2013, a João Nuno, um dos três filhos do casal e que, desde cedo, mostrou especial gosto e sensibilidade pela área e sector, acompanhando sempre o pai nas lides vinícolas.
A produção total é de 100.000 garrafas por ano, divididas em 5 gamas de vinho: os vinhos Monte da Raposinha tinto e branco, os Athayde Grande Escolha tinto e Reserva Branco, e o Furtiva Lagrima tinto um vinho que não nasce todos os anos, aparecendo apenas em anos de exceção e sempre em pequenas quantidades.
ACIFF e parceiros promovem projeto Platicemar na Incubadora de Empresas
A Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz / Associação Empresarial Regional, conjuntamente com os parceiros Fórum Oceano, Inova-Ria, Nerlei e Sines Tecnopolo, estão a promover o projeto Platicemar - Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar, apoiado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e UE, que tem como objetivo principal potenciar a inovação e o empreendedorismo na fileira da Economia do Mar tendo como base o incremento da cooperação empresarial e a incorporação de novas capacidades e competências tecnológicas.
Esta sessão vocacionada para empreendedores é, no entanto, aberta ao público em geral.
As inscrições gratuitas devem ser feitas para o email da ACIFF.
Esta iniciativa contará com a presença do ex-ministro engº Mira Amaral bem como de representantes de empresas de sucesso no cluster do mar.
Programa:
09h00 – Receção e registo de participantes; 09h10 - Abertura da Sessão com Carlos Moita, presidente da Direção da ACIFF; 09h20 - Apresentação do projeto PlaticeMar por Nuno Mendonça / ACIFF; 09h30 - “A transformação digital das empresas e o modelo da Indústria 4.0”, com Luis Mira Amaral / Sociedade Portuguesa de Inovação Benchmarking temático; 10h00 - “O apoio ao empreendedorismo e inovação empresarial no Mar: O caso de Estudo MARE STARTUP” com José Guerreiro, Coordenador Geral da MARE STARTUP; 10h25 - Painel ‘Casos de estudo nacionais – TICE e Economia do Mar’ com Bruna Goes – Scales Ocean, Jorge Vieira – Undersee, Jorge Camarneiro – Nasharyba; 11h00 - Coffee break e networking, Workshop prospetivo; 11h15 - TICE na Economia do Mar – Tendências e oportunidades de negócios – Mesas Redondas (Moderação a cargo da Sociedade Portuguesa de Inovação); 12h30 - Discussão e apresentação de conclusões por mesa; 13h00 – Encerramento.
quinta-feira, 15 de março de 2018
Helder dos Leitões abriu sandwich-bar na Figueira da Foz
Helder Silva Marques iniciou a atividade comercial de assar leitões em 1980, num espaço situado nos Condados, Tavarede.
Rapidamente granjeou apreciadores, que extravasam o próprio concelho, levando-o a modificar o local inicial, aumentar os fornos a lenha e os espaços de atendimento, com o principal cuidado de manter a qualidade inicial.
E seguiu agora os passos do progenitor, ao inaugurar há poucos dias um sandwich-bar / restaurante na Figueira da Foz, na Avenida 25 de Abril nº 16, sensivelmente em frente à Torre do Relógio.
Disponibilizando produtos variados com proeminência no leitão (para além das sanduiches, também os folhados, pasteis, empadas, quiches, etc), aposta também na ´manta saloia’ (barriguinha assada em forno de lenha), e nas francesinhas (tradicional, à casa, transmontana, de frango, hamburguinha e madeirense), isto para além de outras soluções gastronómicas.
Como sobremesas, a doçaria de fabrico próprio das suas fábricas, sendo que haverá um doce da casa diferente todos os dias.
Helder Marques faz questão de sublinhar que os leitões são preparados, confecionados e assados em fornos realmente tradicionais, de ‘tijolo de burro’ e aquecidos a lenha!
É assim que chega ao slogan da casa: “A sua satisfação é a nossa qualidade”!
sexta-feira, 9 de março de 2018
ACIFF esclarece sobre Contratação Pública
Do programa definido para esta sessão irá constar um enquadramento aos presentes; as principais alterações à legislação da contratação pública; formas de contratar, tipos e escolhas de procedimentos; tramitação procedimental; e o contencioso pré-contratual. Haverá ainda espaço para questões e debate entre os presentes.
Esta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrições através do email da ACIFF.
Subscrever:
Mensagens (Atom)