sábado, 26 de março de 2011

Casa do Sal da Figueira da Foz visitada pelo B.E.

Na próxima segunda-feira, dia 28 de março, o deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza visita a Casa do Sal da Figueira da Foz na Salina Eiras Largas em Lavos.
Esta iniciativa enquadra-se numa visita à Freguesia de Lavos, onde também vai reunir na respectiva Junta de Freguesia.
O projecto Casa do Sal pretende contribuir para a viabilidade económica, cutural, social e ambiental da salinicultura da Figueira da Foz.
A estratégia adoptada consiste na criação de novos produtos alimentares em torno do sal e em parceria com outras microproduções, em que estas incorporam o sal nas suas produções ou contribuem para a sua comercialização. O Queijo do Rabaçal envolvido em azeite do Rabaçal com o Sal Picante para Grelhados da Casa do Sal, as azeitonas da Quinta Ribeira de Lodões, em Vila Flor, curadas com o sal da Casa do Sal e os "pastéis de Tentúga" são alguns exemplos destas parcerias.
Já ao nível das parcerias comerciais há a microempresa "Bucha e Pinga" da Barriosa, Freguesia de Vide, Concelho de Seia, que distribui os sais da Casa do sal nas lojas gourmet em Lisboa, e a Casa do Sal que vende os seus produtos da Serra da Estrela na região da Figueira da Foz e Coimbra.
Actualmente o promotor deste projecto, José João M. Rodrigues, está a colaborar com a Cooperativa Terra Chã, em Rio Maior, que em parceria com a Associação de Artesãos das Serras de d'Aire e Candeeiros promove um curso de Salinicultura nas Marinhas de Sal de Rio Maior, um curso de EFA de Educação e Formação de Adultos. José João Rodrigues é o formador da componente tecnológica que envolve todos os módulos ligados à produção de sal, flor de sal, criação de novos produtos e respectivo marketing.
O trabalho em parceria é uma atitude muito relevante da Casa do Sal que com o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz tem desenvolvido algumas actividades de animação, como por exemplo atelieres de fornos solares com o Prof. Celestino Ruivo da Universidade do Algarve onde são confeccionados petiscos com ingredientes das salinas.
"Sabores da Figueira da Foz" é um projecto em que a Casa do Sal está envolvido em parceria com a Escola Profissional da Figueira da Foz (EPFF), Enchidos Tradicionais de Quiaios, da Cevada, Quinta dos Cozinheiros/Vinhos, Ernesto Morgado-Arroz Carolino do Mondego, Mel da Serra da Boa Viagem, Cooperativa de Produtores de Peixe Centro Litoral da Figueira da Foz - Peixe.
Este projecto lançou um desafio aos alunos finalistas do Curso de Cozinha/Pastelaria da EPFF no sentido de criarem entradas, pratos principais e sobremesas que incorporassem os ingredientes das produções envolvidas.
As receitas vencedoras serão divulgadas para serem utilizadas por restaurantes e particulares.

Sem comentários: