quinta-feira, 10 de abril de 2014

“Figueira com Sabor a Mar” distribui seis Festivais Gastronómicos num ano!

Festival de Peixes Tradicionais decorre de 11 a 20 de abril 
Foi apresentado pela associação de gastronomia da Figueira da Foz “Figueira com Sabor a Mar” o 2º Festival da sua lista de seis festivais gastronómicos que leva a efeito anualmente. 
A apresentação, que decorreu no restaurante associado “Quinta da Salmanha”, deu conta de algumas das variedades de peixe que se podem encontrar nos restaurantes aderentes, e que vão desde a petinga, faneca, raia, solha, carapau, chocos, polvo, azevias, cação, cavala, choquinhos, fatoco e ovas.
Toda esta riqueza dos mares da Figueira pode ser acompanhada por diversas guarnições: batata assada a murro, açorda, arroz de feijão ou de espigos, migas, feijão frade ou grão de bico. 
Mário Esteves, presidente da associação “Figueira com Sabor a Mar”, ressalvou a preocupação de envolver outras entidades, citando como exemplo a Docapesca e o setor conserveiro, o que vem permitindo a apresentação de pratos inovadores. Na sua dissertação lamentou a não realização por parte da autarquia de outros eventos que envolvessem outras “forças vivas” do concelho e do distrito, como o Turismo do Centro, a junta de freguesia e a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz. 
Já o presidente da câmara, João Ataíde, manifestou regozijo pela continuação dos festivais ligados ao peixe e, sublinhando que apesar da edilidade figueirense não se encontrar vocacionada para este setor, não estará posto de lado a hipótese de uma feira de turismo local ligada aos produtos do mar. 
O Festival de Peixes Tradicionais decorrerá em 13 dos restaurantes da associação: Casa Mota, Caçarola Um, Caçarola Dois, Lota Nova, A Cantarinha, Lisfoz, Marégrafo, Teimoso, Carrocel, Vai d´ Arrinca, Tapas Bar, Quinta das Rolas e Dory Negro. 
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)

Sem comentários: