Com o começo do novo ano de 2015 arrancam também os festivais gastronómicos da Figueira da Foz, uma organização do Figueira com Sabor a Mar, que este ano quer mostrar, para além de algumas novidades na área gastronómica, algumas surpresas também na doçaria tradicional, com as pastelaria associadas motivadas para apresentarem novos produtos que oportunamente serão dados a conhecer.
Este ano inscreveram-se cerca de duas dezenas de restaurantes, mas nem todos participam na totalidade dos festivais. No entanto, se tudo correr como está a ser delineado pela Figueira com Sabor a Mar e se as entidades colaborarem, estão calendarizados dois novos certames gastronómicos a realizar fora dos restaurantes e com o objetivo promocional visando a restauração, hotelaria, pastelarias, bares, artesanato e turismo em geral.
E porque há peixes e épocas específicas para degustar determinados produtos, este é o período ideal para saborear a lampreia e o sável. Por isso começou já o Festival do Sável e da Lampreia, que se prolonga até dia 22 de fevereiro na Figueira da Foz, em dez restaurantes: Caçarola Dois, Caçarola 1, A Cantarinha, Casa Marquinhas, O Grazina, Lota Nova, Teimoso, Dory Negro, Tubarão da Bebé e Casa dos Suecos.
Vinhos das “Boas Quintas” da Adega de Mortágua que apresenta vinhos de duas regiões, do Dão: da Quinta das Giestas, branco, tinto e rosé, e um tinto da Quinta da Fonte de Ouro/Herdade da Gâmbia, Setúbal.
As sobremesas, como habitualmente, são as Brisas e Penhascos da Padaria Dionísio, acompanhadas com os Café Delta.
Este é o primeiro dos seis eventos calendarizados para 2015, num total de 60 dias de festivais gastronómicos.
Depois do Sável e da Lampreia, será os Peixes Tradicionais a realizar de 1 a 10 de Maio; Sardinha e Cavala de 19 a 30 de Junho; Mariscos e Raia, de 24 a 31 de Julho; Festival das Caldeiradas, de 4 a 13 de Setembro e a finalizar, Bacalhau e seus derivados, de 13 a 22 de Novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário