segunda-feira, 4 de maio de 2015

Feira de Sabores Terra e Mar = Uma feira gastronómica na Figueira da Foz pela primeira vez

A Feira de Sabores Terra e Mar irá decorrer no próximo fim de semana, dias 8, 9 e 10 de maio, no pavilhão multiusos, e é uma iniciativa da Associação Figueira com Sabor a Mar, esta que vem promovendo e incentivando uma série de Festivais Gastronómicos todos os anos, divididos pelas épocas próprias de peixes e de mariscos mais tradicionais da nossa costa, efetuados fora da época balnear. E lançou agora uma novidade: uma feira destinada à comida no concelho, a Feira de Sabores Terra e Mar. 
Na sua intervenção de apresentação do evento, Mário Esteves, Presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar, divulgou que “a Associação Figueira com Sabor a Mar tem vindo a debater a necessidade de organizar uma Feira que dê maior visibilidade ao que de melhor se produz nesta região na área alimentar, sendo exemplo disso os produtos aqui expostos - o arroz carolino, o sal e as ervas aromáticas (salicórnia) que nascem nas salinas e que hoje são tão utilizadas na restauração figueirense”. 
Após algumas reuniões com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia a Feira ganhou forma, e assim irá integrar o segundo dos festivais do ano (o primeiro foi o Festival da Lampreia e Sável em fevereiro) o Festival dos Peixes Tradicionais, que decorrerá de 01 a 10 de maio com a participação de 15 restaurantes, e que será inaugurada às 17 horas do dia 8, sendo, na mesma altura, celebrada a abertura dos restantes Festivais Gastronómicos que irão decorrer este ano. 
Assim, irão estar nos stands existentes no pavilhão cerca de 30 expositores das áreas alimentar e turística, sobretudo nas vertentes da hotelaria, doçaria, charcutaria, vinhos, artesanato, equipamentos e prestação de serviços. 
Meramente para efeitos estatísticos irá ser cobrado 1€ a maiores de 12 anos com a contrapartida de consumo de uma água ou de um café. As refeições e bebidas serão a preços promocionais. Haverá, igualmente, animação permanente, projeção de vídeos e pintura ao vivo por parte de pintores da Magenta; participam ainda algumas freguesias do concelho com a exposição dos seus artigos etnográficos e artesanato. 
Horários: 6ª feira, das 17h00 às 23h00; Sábado: das 12h00 às 23h00 (almoço e jantar); Domingo, das 10h00 às 17h00. 
Trata-se da primeira Feira deste género a ser organizada por esta Associação e natural será que a mesma sirva de teste a futuros eventos desta natureza e dimensão. 
Mário Esteves ainda recordou a recente reportagem que passou na CNN sobre o Centro de Portugal que considerou a Costa de Prata como verdadeiro tesouro por descobrir e valorizar, referindo a Figueira da Foz pela qualidade das suas praias de areias brancas e local de animação a desfrutar.
……………. 
Na foto central, de pé, o pescador (mestre Chiquito) e a peixeira (Margarida São Pedro). Na mesa, José Esteves (presidente da Junta de Freguesia de Buarcos), João Ataíde (presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), e Mário Esteves (presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar).

Sem comentários: