Realizou-se no passado dia 16 de julho, na Figueira da Foz, uma reunião do CERC (Conselho Empresarial da Região de Coimbra), constituído por 13 Associações Empresariais representativas da área geográfica abrangida pela CIM da Região de Coimbra com o objetivo de promover uma interlocução única com a Administração Pública, com as Comunidades Intermunicipais, Municípios e com os diferentes Organismos do Estado, bem como com as demais entidades e Órgãos Públicos ou Privados.
Mesmo excluindo as sociedades em nome individual, o CERC representa mais de 13.500 empresas, somando um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros e aproximadamente 88 mil postos de trabalho.
Nesta reunião foi abordado o tema do programa Simplex que tem na sua génese facilitar o acesso das empresas à administração Pública. No entanto, concluiu-se que o modelo não está a funcionar na sua plenitude uma vez que as empresas associadas, que são na sua maioria micro e pequenas empresas, continuam a manifestar dificuldade no acesso ao crédito ou outra tipologia de medidas aprovadas pelo governo para proteger a economia.
Este consórcio pretende assim contribuir para a definição e implementação de estratégias e medidas de desenvolvimento económico do território abrangido.
As associações aderentes são: ACIBA – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira; ACIFF – Associação comercial e Industrial da Figueira da Foz; ADEC – Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa; ADI – Agência de desenvolvimento Integrado – Tábua e Oliveira do Hospital; AE Soure; AEC – Associação Empresarial de Cantanhede; AEDP – Associação Empresarial de Poiares
AEM – Associação Empresarial de Mira; AESL – associação Empresarial Serra da Lousã; AESPS – Associação empresarial e Serviços da Pampilhosa da Serra; CEMC – Clube Empresários Miranda do Corvo; NEP – Núcleo Empresarial de Penela; e NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra.
Sem comentários:
Enviar um comentário