Festival do Bacalhau e Derivados: Dez dias em 10 restaurantes e mais de uma dezena de maneiras de confecionar o fiel amigo na Figueira da Foz!
Numa habitual e competente organização da Associação Figueira com Sabor a Mar, decorre desta sexta-feira dia 18 até ao domingo de 27 de novembro, mais uma iniciativa gastronómica, o 'Festival do Bacalhau e Derivados' que, como também é habitual, encerra o ciclo dos festivais de cada ano.
São dez dias em que dez restaurantes do concelho que aderiram irão apresentar algumas das bem mais de uma dezena de maneiras de confecionar o fiel amigo bacalhau para o bom gosto dos clientes: Caçarola Dois, Caçarola 1, Casa dos Papagaios, Casa Mota, Casa Marquinhas, Dory Negro, Restaurante Pep's, Bijou, A Cantarinha, e Grazina Casa das Enguias.
E agora como é que vai ser!?
Pode-se começar a refeição (ou terminar) com sopa ou canja de bacalhau - que os pescadores, à chegada da pesca, chamavam de 'sopa de ressaca' – criada por eles para “atestar”, segundo diziam, e que, para além do bacalhau desfiado, levava também batata, cebola e ovos escalfados!
E depois variar por caras de bacalhau cozidas / fritas / grelhadas, arroz de línguas com grelos, ovas ensalsadas, bacalhau cozido “com todos”, assado no forno ou na “patusca”, pataniscas, bolos de bacalhau, desfiado com cebola, feijoada de sames, açorda de ovas, e etc!
Uma dose bacalhau sai a 12,50€, e para duas pessoas 22,50€, acrescido das entradas, bebidas e doçaria.
E cada cliente vai poder avaliar o restaurante através de um questionário disponibilizado para assim darem a sua opinião sobre os pratos e o serviço prestado. No final do festival serão eleitos os dois estabelecimentos que melhores menções tiveram.
Sem comentários:
Enviar um comentário