sexta-feira, 12 de abril de 2024

Festival da Raia já está a raiar em 11 restaurantes da Figueira da Foz

A raia é um peixe que diz muito à região e que se identifica com a Figueira da Foz sendo, talvez, um dos melhores emblemas gastronómicos deste 33º Festival de Peixes da Figueira da Foz.
A partir de hoje dia 12 e até 21 de abril, a raia, um dos símbolos da gastronomia figueirense e que pode contribuir para a divulgação da cidade e região, vai dominar nas ementas de 11 restaurantes figueirenses (A Cantarinha, A Ver o Mar, Bijou, Caçarola Dois, Caçarola 1, Casa Marquinhas, Restaurante dos Armazéns, Kamone Bar e Petisqueira, Restaurante Lota Nova, Muralha Chafarica e Restaurante Pep´s).

Não podemos esquecer que a Figueira da Foz tem uma tradição intimamente ligada ao mar e a sua gastronomia brilha com várias especialidades onde o peixe e o marisco fresco são o destaque, sendo a raia uma das especialidades gastronómicas muito arreigadas aos costumes figueirenses e que proporciona saborosos petiscos.
Petiscos que vão desde a raia de pitau, raia enxambrada, caldeirada de raia, raia à lagareiro, Bola de Raia, raia frita ou panada, entre outras especialidades, sendo que a Raia com Molho de Pitau é um dos pratos que podemos experimentar nesta cidade costeira portuguesa e a sua receita é tão antiga que já nos finais do século XIX fazia as delícias dos banhistas, talvez porque o fígado da raia é essencial na preparação do molho e é o ingrediente que dá carácter ao cozinhado porque é um peixe cartilaginoso.

A iniciativa deste festival gastronómico é da Associação Figueira com Sabor a Mar, que foi apresentado esta quinta-feira no Restaurante a Cantarinha, em Buarcos.

Este é o segundo evento de uma lista de seis festivais que se vão realizar em 2024. Depois do Sável e Lampreia, agora é a Raia, e os próximos festivais são: Festival dos Búzios de 10 a 19 de maio, Festival da Sardinha de 21 a 30 de junho, Festival das Caldeiradas de 6 a 15 de setembro, e o Festival do Bacalhau e seus derivados de 15 a 24 de novembro.Mário Esteves, presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar, diz que este Festival da Raia é um daqueles peixes que permite “muitos e verdadeiros pitéus”, que desafiam os 'chefs' à criatividade porque, nos tempos que correm, “é preciso desenvolver a nossa gastronomia para reforçar a oferta gastronómica na região”.
O êxito destes festivais não é só mérito da organização e seus associados, mas também de um vasto leque de patrocinadores (Sociedade Figueira Praia, Recheio Cash Carry, Viborel Distribuição, Silva Tomé Irmãos, Rui Manuel Azinhais Nabeiro, Dionísio Marques Agostinho, Wellington Hotel, Dapaval, Irmãos Norinho, Litofish, Ernesto Morgado, Rui Miguel S.S.Pinto, Lugrade Bacalhau de Coimbra, Gelcentro, ACIFF, CMFF, Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião e Turismo Centro de Portugal) que contribuem para o sucesso dos mesmos.

Sem comentários: