sábado, 15 de maio de 2010

EMANHA - Geladaria Figueirense lança gelado único em Portugal

A geladaria Emanha da Figueira da Foz, uma autêntica empresa familiar, lançou no mercado, no inicio deste mês de Maio, um gelado único em Portugal confecionado à base de Kefir, cogumelo que se alimenta da lactose presente no leite e possui propriedades medicinais.
O Kefir tem um sabor diferente e não há mais ninguém a confeccioná-lo em Portugal, só no Brasil e nalguns pontos dos Estados Unidos, e é um cogumelo que, mergulhado em leite, se alimenta da lactose e resulta numa espécie de iogurte líquido, mas com uma fermentação mais parecida com a da cerveja, daí ficar mais ácido.
Alimento tradicional na zona do Cáucaso e alguns países da Ásia Menor, o produto resultante da interação do cogumelo Kefir com o leite, e diz-se possuir propriedades medicinais, pois reduz o açúcar no sangue, regula o colesterol e está indicado para pessoas com intolerância à lactose.
A ideia de confecionar um gelado à base de Kefir partiu do proprietário Américo Nogueira, de modo a assinalar o 30.º aniversário da Emanha que se comemorou a 16 de Maio.
A investigação associada ao fabrico de gelados é assegurada por um laboratório próprio, que funciona junto da unidade de confeção da empresa familiar, e de onde surgiram, ao longo dos anos, outros sabores pioneiros no País.
“-Fomos os primeiros a ter um gelado de kiwi que agora é quase banal. E, há uns anos, também para comemorar um aniversário, lançámos um gelado à base de essência de pétalas de rosas vermelhas, porque Maio é o mês das flores”, recordando que “ficava com cheiro e sabor a rosas”!
Os gelados mais originais são essencialmente produzidos na época alta e a sua procura é maioritariamente feita por turistas estrangeiros, longe dos gostos do consumidor português “bastante tradicional”, sustentou.
Os sabores de chocolate e seus derivados representam 35 por cento do total da procura nas três lojas próprias da Emanha - duas na Figueira da Foz e uma em Lisboa - existindo ainda pontos de venda concessionados em Pombal, Leiria e Setúbal.
Embora o número de sabores ao dispor varie entre os 20, na época baixa, e os 40 a 50 no verão, as lojas possuem, ao longo de todo o ano, além do chocolate, os “obrigatórios” baunilha, morango, emanha (base de leite com vários chocolates), café, caramelo e limão, este último vencedor de vários prémios europeus.
Com um volume de faturação anual de cerca de um milhão de euros - 75 por cento associada à comercialização de gelados e o restante em pastelaria e cafetaria - e 30 colaboradores, a Emanha é, entre outras áreas de negócios, fornecedora do Casino da Póvoa do Varzim, para o qual criou um gelado “especial” de espumante!
(Alguns dados retirados, com a devida vénia, do conceituado diário gratuito “Destak”) -Clicar nas fotos para melhor as visualizar.

Sem comentários: