|
A Gelataria Emanha, da Figueira da Foz, está a comercializar um gelado de microalgas com benefícios para a saúde, idealizado por investigadores do Instituto Politécnico de Leiria, o qual ofereceu durante o passado fim-de-semana.
Nos laboratórios do grupo de investigação em recursos marinhos da Escola Superior de Tecnologia do Mar, pertencente ao IPL e localizada em Peniche, as microalgas, já antes utilizadas em suplementos alimentares, são estudadas desde há um ano, à medida que o gelado tem vindo a ser alvo de provas de degustação para melhor se adaptar ao paladar dos consumidores.
Os investigadores afirmam que o gelado tem “um grande efeito benéfico” na regularização do trato intestinal, pelo que os problemas de obstipação “serão minimizados”.
Ao fim de um ano, o resultado final é um gelado fabricado a partir de algas e uma substância denominada kefir (microorganismos compostos), de cor verde. O gelado, de fabrico artesanal, já se encontra à venda nas lojas da firma na Figueira da Foz e Lisboa.
O projecto de investigação, financiado por fundos comunitários em cerca de 33 mil euros, destinados a comparticipar investigadores bolseiros, insere-se na estratégia de desenvolver investigação aplicada às necessidades das empresas, criando soluções que facilitem a inovação e competitividade das empresas.
Sem comentários:
Enviar um comentário