Durante uma semana, a EDP celebrou 10 anos de atividade da central termoelétrica na Figueira da Foz com várias iniciativas, envolvendo parceiros, autarquia e a comunidade local.
A Central Termoelétrica de Lares, na Figueira da Foz, celebrou dez anos de atividade com uma série de iniciativas que, durante a última semana, envolveram colaboradores, parceiros, câmara municipal, junta de freguesia e comunidades locais. Entre as várias ações promovidas pela EDP Produção, destacam-se as campanhas de sensibilização ambiental e de voluntariado para limpeza de resíduos e, ainda, uma oferta à comunidade.
Miguel Mateus,
Carlos Monteiro e Vítor Alemão |
A celebração terminou este fim-de-semana com um encontro em Lares que incluiu uma visita à central e ainda a entrega ao Centro Social Paroquial de Santo Aleixo de Vila Verde de um carro adaptado para transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Este evento contou com a presença de vários convidados, entre os quais os presidentes Carlos Monteiro da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e Vítor Alemão da Junta de Freguesia de Vila Verde.
.................................
O envolvimento com a comunidade local é, aliás, um dos pontos em destaque na estratégia da EDP naquela região. “A nossa relação com a comunidade envolvente à central é, desde sempre, muito próxima e tem-se fortalecido ao longo destes 10 anos”, destaca Miguel Simas, diretor da central Termoelétrica de Lares. A oferta ao Centro Social Paroquial de Santo Aleixo de Vila Verde de uma viatura adaptada para os utentes com mobilidade reduzida é, assim, “mais um contributo que fazemos para a comunidade local e que traduz bem a forte relação da EDP com as populações onde mantém centros de produção.”
Miguel Simas, Vítor
Cordeiro, Padre Nuno Fileno
|
Antes deste evento que fechou as comemorações do 10.º aniversário da Central de Lares, a EDP Produção desenvolveu vários projetos, que começaram no passado dia 14 de outubro com uma ação de sensibilização ambiental junto da comunidade local. Reunidos na central, os participantes puderam conhecer a política ambiental da empresa, as metas estratégicas e os passos necessários para minimizar a produção de resíduos através dos “5 R”.
A esta ação, seguiu-se uma campanha de voluntariado, promovida em conjunto com a comunidade local e que envolve a recolha de resíduos e limpeza na freguesia de Vila Verde – um projeto que será executado até ao final deste ano.
O 10.º aniversário foi uma ocasião para Miguel Mateos, administrador da EDP Produção, relembrar a importância deste centro produtor na Figueira da Foz. “A Central Termoelétrica de Lares tem um papel relevante no mapa energético nacional e na segurança de abastecimento do país. As unidades de ciclo combinado complementam as fontes de produção renovável, respondendo quando estas tecnologias não estão disponíveis.” Por isso, reforça, “dez anos após a sua construção, a central continua a ser fundamental na produção elétrica, como assistimos nos últimos meses, em que o país esteve a consumir energia produzida pelos ciclos combinados.”
Inaugurada em novembro de 2009 – depois da entrada em operação dos primeiros grupos, em agosto e setembro desse ano --, a Central Termoelétrica de Lares foi a primeira das centrais de ciclo combinado licenciadas em 2006. Estas unidades complementam as fontes de produção renováveis, respondendo a picos de consumo com menores impactos ambientais do que outras tecnologias térmicas. Ao construir a central, a EDP contribui assim para o reforço de segurança do sistema elétrico do país.
A construção da central arrancou em junho de 2007, envolvendo um investimento de cerca de 400 milhões de euros e o trabalho de cerca de 250 empresas, das quais 31% da região da Figueira da Foz e de Coimbra – no total, foram criados perto de mil postos de trabalho diretos. Durante todo este processo, a EDP interagiu sempre com a comunidade local, numa relação que se tem mantido ativa nos últimos dez anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário