quarta-feira, 8 de abril de 2020

ACIFF lança mais uma iniciativa em prol do comércio local

Esta semana foi estabelecida uma parceria da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz com o noMENU e os Táxis Morgado para a realização da atividade de estafeta ao serviço do comércio e comunidade local. Esta ação permite apoiar o nosso tecido empresarial sem comprometer o isolamento social tão necessário no combate à pandemia do covid19. 
A ACIFF deve ter um papel ativo nesta fase crítica e para o efeito, sob o lema “Nós continuamos aqui por si!” tem desenvolvido várias atividades, seguindo uma estratégia que visa proporcionar condições técnicas e logísticas para a realização de e-commerce na nossa cidade, minimizando o impacto financeiro deste isolamento social. 
As atividades vão desde o acesso à informação das medidas de apoio, até à criação de um diretório na web, serviço de recolha e entrega ao domicílio, concluída com um programa para o Comércio Digital.
Em comunicado emitido pelo presidente da ACIFF, Nuno Lopes, esclarece-se: 
* Monitorizamos permanentemente todas as medidas disponibilizadas pelo Governo de apoio às empresas e manutenção dos postos de trabalho. Essa informação depois de recolhida e analisada, é enviada aos sócios, para que possam escolher as que melhor se adequam à sua área de negócio. Apoiamos ainda os nossos associados na apresentação de candidaturas às linhas de apoio disponíveis.
* Estabelecemos uma parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, cooperando com os nossos quadros técnicos da ACIFF e da IEFF no atendimento telefónico de apoio a empresários e trabalhadores. 
* Fazemos loby através da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal) para que por intermédio do seu presidente Eng. João Vieira Lopes, tenhamos um interlocutor nas negociações com o Governo, solicitando novas medidas de apoio que contemplem entre outras, os sócios gerentes e a moratória ao arrendamento comercial. 
*Com o objetivo de conseguirmos realizar algo com efeito prático na tesouraria das empresas, criámos o diretório FigueiraOn, onde a comunidade tem acesso aos restaurantes que trabalham em take away na nossa cidade e a outras empresas de diversas áreas que podem ser úteis para quem está em casa. Para estabelecer este intercâmbio, apresentamos agora a solução para a recolha e entrega das refeições e/ou de outros artigos ao domicílio, permitindo deste modo, manter a atividade dos táxis e de outros negócios sem comprometer o isolamento social. 
*Na defesa das necessidades do presente, mas também a pensar no futuro, somos parceiros de uma iniciativa da ACEPI (Associação Economia Digital) no programa Comércio Digital. Este programa é mais um passo para a construção de uma plataforma digital para que o e-commerce na Figueira da Foz seja uma realidade. 
*Vamos disponibilizar ainda esta semana um questionário On-line, para nos inteiramos da real situação das nossas empresas à data e auscultarmos as suas necessidades. Essas informações recolhidas, servir-nos-ão de base a acções futuras. 
No que diz respeito ao combate directo à Covid19, realçamos o espirito altruísta dos nossos empresários, que dos mais variados sectores têm apoiado o Hospital Distrital da Figueira da Foz, a ADC (instalada no quartel da GNR), IPSS, entre outras. O apoio vai desde produtos alimentares e de higiene, a viseiras de proteção individual, equipamentos de radiologia digital, chegando inclusive à aquisição de ventiladores. Isto mostra a força do tecido empresarial do nosso concelho e o seu sentido de missão. 
Quero ainda deixar uma nota de agradecimento aos gabinetes de contabilidade, pela importância que estes profissionais têm demonstrado na consultoria às empresas e no preenchimento dos formulários necessários para o acesso às medidas de apoio disponibilizadas pelo Governo, numa altura em que as regras estão em constante atualização. 
A situação é complexa, mas com tolerância e trabalho vamos conseguir ultrapassar estas dificuldades.

Sem comentários: