quarta-feira, 2 de junho de 2021

Tem início amanhã o Festival das Caldeiradas - o primeiro evento gastronómico este ano da Associação Figueira Sabor a Mar!

O Festival das Caldeiradas é o primeiro evento gastronómico que a Associação Figueira Sabor a Mar vai realizar em 2021 na Figueira da Foz. Recorde-se que aquele que seria o primeiro evnto do ano, o Festival do Sável e da Lampreia, foi cancelado devido ao confinamento provocado pelo Covid 19. 
O Festival das Caldeiradas tem início amanhã dia 3, e vai decorrer até domingo dia 13 de junho, com a participação de 12 restaurantes: Bijou (onde se realizou hoje a apresentação). Caçarola Dois, Caçarola 1, Casa dos Papagaios, Casa Marquinhas, Casa Mota, Dory Negro, Grazina Casa das Enguias, Marégrafo, Pep´s, Lota Nova e Trancosense. 

Como é sabido, a Caldeirada, é um prato típico dos pescadores, diversificado (tudo depende do tipo de peixes), que é enriquecida com a sopa de peixe ou no final com a célebre massada, tendo como prato principal a caldeirada de peixe, cuja seleção e confeção ficarão ao critério e criatividade de cada um dos participantes. A principal condição para o sucesso deste prato, na sua essência, é a frescura do peixe, bem como a variedade do pescado onde se destaca a raia, o tamboril, a pata-roxa, cação ou tremelga.
Na apresentação usaram da palavra diversos oradores convidados, tendo presidente da Associação Figueira Sabor a Mar referido que "pese embora os momentos difíceis que todos vivem, esta Associação continuará a tentar consolidar todo o trabalho anteriormente realizado nesta vertente nas últimas décadas, que visa estimular o consumidor na época baixa, e incrementar dinâmica na restauração local e diversificar a oferta turística do destino Praia da Claridade, porque a Figueira da Foz tem gastronomia tradicional única e autêntica que esconde estórias de gente, lugares e sabores, que se forem devidamente tratadas podem reverter a favor de todos!”

Sem comentários: