quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Lampreia e Sável iniciam Festivais de Peixe 2023 na Figueira da Foz – Inscrições para restauração ainda abertas

Comunicado da Associação Figueira Sabor a Mar:

“Apesar da sua escassez este ano, devido às condições climatéricas que se têm feito sentir, estamos em plena época do Sável e da Lampreia. Esta última iguaria é uma daquelas que desperta amores e ódios de igual intensidade: para combater a repulsa e experimentar, ou para consumar a paixão. É uma especialidade gastronómica que faz as delícias dos seus apreciadores e arrasta muita gente por este país fora na procura dos melhores locais que a confecionam. Por isso, a Foz do Rio Mondego é um local estratégico destas espécies, onde nesta época são vários os pescadores que se dedicam à pesca da Lampreia, que dizem ser mais saborosa quando capturada antes da desova.

Ela entra no estuário da Figueira da Foz e sobe o Mondego para desovar. O sável é um peixe migrador, que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução. A construção de barreiras ao longo do Mondego (que são as mesmas para a Lampreia) tem sido apontadas como uma das principais causas para a redução acentuada destas espécies, mas há anos que abunda à entrada da barra da Figueira quando se prepara para subir o rio.
Por estas razões a Figueira da Foz é uma cidade com tradição nestas especialidades gastronómicas do Sável frito com açorda, Sável de escabeche com açorda, Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa e folhado de Lampreia, entre outras.O 32º Festival de Peixes da Figueira da Foz 2023 vai iniciar-se agora com o Sável e a Lampreia, a decorrer de 3 a 12 de março, estando ainda a decorrer as inscrições para os restaurantes.

O presidente da Associação Figueira Sabor a Mar, Mário Esteves, apela a todos os colegas da restauração para se inscreverem nos Festivais de Peixe, “porque quanto maior for a participação, maior é o êxito e não é só a Figueira da Foz que ganha, ganhamos todos” explicou.

Seguem-se os Festivais da Raia, de 14 a 23 de abril; das Caldeiradas de 16 a 25 de junho; Festival da Feijoada de Búzios de 8 a 17 de setembro e Festival de Bacalhau e derivados de 17 a 26 de novembro. São 50 dias de festivais de peixe na Figueira da Foz em 2023.

A Associação visa promover e dinamizar todo o sector, mas também agradecer e enaltecer aos mais diversos patrocinadores que tornam possível realizar estes Festivais de Peixe da Figueira da Foz. Independentemente de iniciativas individuais de restaurantes com especialidades de Lampreia, a região centro do País tem três festivais de referência da Lampreia: Figueira da Foz,

Penacova e Montemor-o-Velho, que escolhem datas diferenciadas para que os festivais não colidam uns com os outros e os apreciadores possam marcar presença sem conflito de datas.”

Sem comentários: