domingo, 7 de maio de 2023

A Associação 'Figueira Sabor a Mar' deslocou-se a Campo Maior num preito de gratidão a Rui Nabeiro

A Associação Figueira Sabor a Mar rumou na passada 5ª feira, dia 4 de maio, a Campo Maior, para manifestar o seu respeito e apreço para com Rui Nabeiro, falecido recentemente, e que tinha para com a Figueira da Foz um carinho especial, tendo granjeado ao longo de quatro décadas, alguns bons amigos sobretudo na área da restauração.Esta visita dos figueirenses ao Grupo Nabeiro esteve agendada para 2022, mas por motivos diversos foi desmarcada e reagendada para este ano, quando ninguém previa a morte do Senhor Comendador.

Esta deslocação a Campo Maior cumpriu-se conforme estava programada, com a comitiva figueirense a manifestar o seu preito de gratidão para com aquele Grande Homem, realizando uma romagem ao cemitério para colocar uma coroa de flores e guardar um minuto de silêncio em sua memória.

Seguiu-se então a visita às instalações, com especial ênfase no Museu da Ciência e do Café, mas também à Adega Mayor, que engarrafa um milhão de garrafas anuais. Recorde-se que a Associação Figueira Sabor a Mar tinha em 2014 e pela segunda vez, visitado todo o Grupo Nabeiro, mas como há novos projetos no Grupo, nomeadamente a Herdade dos Adaens, justificou-se a razão desta deslocação.

Criado em 1961 o Grupo Nabeiro - Delta Cafés conta com 25 empresas, organizadas por áreas estratégicas de negócio, que servem de apoio à atividade principal, a comercialização de cafés. O grupo opera em áreas distintas como a alimentação, bebidas, indústria, serviços, imobiliário, restauração e hotelaria. Esta visita justificava-se porque as empresas do Grupo Nabeiro têm evoluído de uma forma contínua e sólida. Desde a sua fundação, o grupo assenta em valores sólidos e princípios que se refletem na criação de uma marca de Rosto Humano, assente na autenticidade das relações com todas as partes interessadas.

Neste dia bem passado no Alentejo, a novidade foi a Herdade dos Adaens implantada em 400 hectares. Oferece uma experiência diferenciada de turismo rural com alojamento alternativo, experiências gastronómicas, de lazer e educativas, nomeadamente quinta e horta pedagógica, com algumas centenas de animais, atelier do mel, piscina biológica, entre outras novidades.

A visita finalizou com uma breve cerimónia de homenagem à memória de Rui Nabeiro, com Mário Esteves a falar da amizade de quatro décadas com o Comendador que, nos anos 80, “colaborou com o apoio de vários artistas que vieram participar nas Festas da Cidade da Figueira da Foz”.

Também o presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, José Duarte, evocou a obra deste extraordinário Homem que “continua a ser um exemplo para todos nós” disse.

Em nome da empresa a diretora financeira justificou a ausência dos administradores por razões profissionais de última hora, agradecendo todo “o carinho que os figueirenses sempre manifestaram ao sr. Rui Nabeiro” concluiu.

A Associação Figueira Sabor a Mar deixou ao Grupo Nabeiro uma peça de autor (Peixeira e Pescador de Buarcos) do escultor Carlos Moço, que perpetuará a Figueira da Foz no Museu da Delta.

Sem comentários: