domingo, 19 de maio de 2024

Caçarola 1 assinalou 48 anos de atividade – Reconhecido restaurante familiar figueirense segue com o dinamismo que a qualidade lhe imprime!

Foi a 15 de maio de 1976 que abriu, no nº 65 da Rua Cândido dos Reis na Figueira da Foz, um espaço de restauração denominado Caçarola 1, que sucedeu ao salão de bilhares Carambola que, por sua vez, tinha sucedido a um bar chamado Lagosta Vermelha.

A abertura foi realizada em várias fazes, já que o casal Alcino e Graça Mortágua, emigrantes em França, não conseguiram vir ao mesmo tempo. Foi mesmo Graça Mortágua que veio à frente, tendo o marido Alcino Mortágua chegado cerca de três meses depois.

E o certo é que, paulatinamente, o restaurante foi ganhando o apreço dos figueirenses e dos inúmeros turistas que começaram a frequentá-lo assiduamente, especialmente a comunidade espanhola, todos muito apreciadores das qualidades da boa mesa e dos preços convidativos.

E foi crescendo. Anos depois foi acrescentada uma vistosa esplanada coberta, beneficiou de obras em 1957, e na década de 80 do século passado adquiriu o que era um terraço nas suas traseiras o que lhe permitiu aumentar o espaço interior, uma agradável e alegre sala mais elevada a qual foi adaptada para também servir para reuniões e festas diversas.

Ao ouvir-se falar em restaurante Caçarola 1 surge logo a associação a boa cozinha, não só aos almoços e jantares mais também aos seus apreciados petiscos da tarde. E enquanto a patroa Graça e gere a cozinha e o restaurante, o Alcino vai mantendo os bons serviços e atendimento ao balcão.
E é de sublinhar o facto de se tratar de um restaurante de família, estando agora os seus dois filhos, a Sandra e o Jorge, a dar o seu importante apoio no negócio iniciado vai para 50 anos.

Para assinalar o aniversário, a gerência resolveu lançar um “Festival de Marisco”, que já está a decorrer e vai até ao fim do mês, e com 10% de desconto em todo o marisco! Numa conversa informal, Graça Esteves recordou muitos dos famosos que passaram pela seu restaurante, como Ruy de Carvalho, António Sala, Camilo de Oliveira, Fátima Lopes, Jorge Gabriel, e até Pinto da Costa o ainda presidente do Futebol Clube do Porto, entre muitos outros.

E agora espera-se pelos 50 anos, e daí para a frente! Os seus inúmeros clientes agradecem!

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Agora são os búzios... que com feijão saboreei quando no prato os púzi-os!

O Festival da Feijoada de Búzios foi esta quinta-feira apresentado na Figueira da Foz no restaurante A Ver o Mar, localizado nas muralhas de Buarcos. Vai decorrer de hoje, sexta-feira dia 10, até 19 de maio.
Este Festival da Feijoada de Búzios, integrado no 33º Festival de Peixes da Figueira da Foz, vai realizar-se em 14 restaurantes: Caçarola1, Caçarola Dois, A Cantarinha, Casa das Enguias O Grazina, Casa Marquinhas, restaurante A Ver o Mar, Lota Nova, restaurante Bijou, Pep´s, Al Dente, Muralha Chafarica, Kamone Bar e Petisqueira, Pizzaria Ratolas e Restaurante Tapas Bar.

A Feijoada de Búzios é prato muito aclamado e em que a Praia da Claridade sempre se demarcou como referência nesta especialidade. A primeira edição deste Festival do Búzio foi em 2019 e resultou em sucesso, tendo regressado depois da pandemia e continua a criar expectativas para os figueirenses e todos os que visitam a cidade para degustar este menu.

Mário Esteves, presidente da Associação Figueira Sabor a Mar, continua a dar o máximo de importância a estas iniciativas. “São 60 os dias de festivais anuais” diz, acrescentando que pretende que o sucesso alcance os 365 dias do ano!
Refere também que a Gastronomia Regional é um elemento essencial quando se fala na promoção turística de um destino, pelo que o Figueira com Sabor a Mar está a tentar reforçar e consolidar todo o trabalho realizado nesta vertente nas últimas décadas, que visa estimular o consumidor na época baixa, e incrementar dinâmica na restauração local e diversificar a oferta turística do destino Figueira da Foz.

O 33º Festival de Gastronomia da Figueira da Foz prossegue em 2024 com o Festival da Sardinha de 21 a 30 de junho, Festival das Caldeiradas de 6 a 15 de setembro, e o Festival do Bacalhau e seus derivados de 15 a 24 de novembro.

O êxito destes festivais não é só mérito da organização e seus associados, mas também de um vasto leque de patrocinadores: Sociedade Figueira Praia, Recheio Cash Carry, Viborel Distribuição, Silva Tomé Irmãos, Rui Manuel Azinhais Nabeiro, Dionísio Marques Agostinho, Wellington Hotel, Dapaval, Irmãos Norinho, Litofish, Ernesto Morgado, Rui Miguel S.S.Pinto, Lugrade Bacalhau de Coimbra, Gelcentro, ACIFF, CMFF, Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião e Turismo Centro de Portugal, que contribuem para o sucesso dos mesmos.