domingo, 19 de maio de 2024

Caçarola 1 assinalou 48 anos de atividade – Reconhecido restaurante familiar figueirense segue com o dinamismo que a qualidade lhe imprime!

Foi a 15 de maio de 1976 que abriu, no nº 65 da Rua Cândido dos Reis na Figueira da Foz, um espaço de restauração denominado Caçarola 1, que sucedeu ao salão de bilhares Carambola que, por sua vez, tinha sucedido a um bar chamado Lagosta Vermelha.

A abertura foi realizada em várias fazes, já que o casal Alcino e Graça Mortágua, emigrantes em França, não conseguiram vir ao mesmo tempo. Foi mesmo Graça Mortágua que veio à frente, tendo o marido Alcino Mortágua chegado cerca de três meses depois.

E o certo é que, paulatinamente, o restaurante foi ganhando o apreço dos figueirenses e dos inúmeros turistas que começaram a frequentá-lo assiduamente, especialmente a comunidade espanhola, todos muito apreciadores das qualidades da boa mesa e dos preços convidativos.

E foi crescendo. Anos depois foi acrescentada uma vistosa esplanada coberta, beneficiou de obras em 1957, e na década de 80 do século passado adquiriu o que era um terraço nas suas traseiras o que lhe permitiu aumentar o espaço interior, uma agradável e alegre sala mais elevada a qual foi adaptada para também servir para reuniões e festas diversas.

Ao ouvir-se falar em restaurante Caçarola 1 surge logo a associação a boa cozinha, não só aos almoços e jantares mais também aos seus apreciados petiscos da tarde. E enquanto a patroa Graça e gere a cozinha e o restaurante, o Alcino vai mantendo os bons serviços e atendimento ao balcão.
E é de sublinhar o facto de se tratar de um restaurante de família, estando agora os seus dois filhos, a Sandra e o Jorge, a dar o seu importante apoio no negócio iniciado vai para 50 anos.

Para assinalar o aniversário, a gerência resolveu lançar um “Festival de Marisco”, que já está a decorrer e vai até ao fim do mês, e com 10% de desconto em todo o marisco! Numa conversa informal, Graça Esteves recordou muitos dos famosos que passaram pela seu restaurante, como Ruy de Carvalho, António Sala, Camilo de Oliveira, Fátima Lopes, Jorge Gabriel, e até Pinto da Costa o ainda presidente do Futebol Clube do Porto, entre muitos outros.

E agora espera-se pelos 50 anos, e daí para a frente! Os seus inúmeros clientes agradecem!

Sem comentários: