sexta-feira, 14 de abril de 2023

Festival da Raia teve hoje início em 12 restaurantes da Figueira da Foz!

Teve hoje início mais um dos Festivais Gastronómicos organizados pela Associação Figueira Com Sabor a Mar que, por ano e nas diversas iniciativas, vem trazendo muitos apreciadores e prestígio à cidade.
E a raia é um dos símbolos da gastronomia figueirense que contribui para a divulgação da cidade e região e que, a partir de hoje e até dia 23 de abril, vai dominar nas ementas de 12 restaurantes do concelho da Figueira da Foz: A Cantarinha, Aldente, A Ver o Mar, Bijou, Caçarola Dois, Caçarola 1, Casa Marquinhas, Restaurante dos Armazéns, Kamone Bar e Petisqueira, Lota Nova, Muralha Chafarica e Pep´s.
Sendo a especialidade da raia de pitau a mais conhecida e procurada, há outras saborosas maneiras desta especialidade gastronómica ser servida, como a raia enxambrada, caldeirada de raia, raia à lagareiro, raia frita ou panada, entre outras.

De salientar que a Raia com Molho de Pitau é uma receita tão antiga que já nos finais do século XIX fazia as delícias dos banhistas. O fígado da raia é essencial na preparação do molho e é o ingrediente que dá carácter ao cozinhado.
A apresentação deste evento gastronómico decorreu no restaurante Kamone Bar e Petisqueira (instalado no Centro Náutico da Fontela / Ginásio) junto ao Rio Mondego.

Na oportunidade, o presidente da instituição, Mário Esteves, referiu que, na generalidade “é preciso desenvolver a nossa gastronomia para reforçar as boas ofertas da restauração figueirense”.
E continua a lamentar as dificuldades de recursos humanos e profissionais qualificados, disponibilizando-se, com a parceria de outras instituições formativas para tentarem minimizar a situação.

Finalizou esta sessão o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, congratulando-se com o evento e muito especialmente a raia, “um peixe que diz muito à região e que se identifica com a Figueira da Foz”.

O preço da raia neste festival é de 14€50 por pessoa.

Sem comentários: